sexta-feira, 5 de março de 2010

O unicórnio nu


Para ler ao som de Comptine d´un autre été de Yann Tiersen

Desço meu carro pelas curvas da estrada, temeroso da névoa espessa que me envolve. Pela fresta da janela, o vento úmido entra fresco e toca meu rosto. Quero pegar o vento, tocar minha pele. Sinto as rugas da testa e me lembro das causas de cada uma. Um emprego perdido, a morte de um grande amigo, o divórcio.

Minha ex-mulher gostava de fazer bolos. Só cozinhava isso. Todo fim de semana, eu sentia aquele cheiro gostoso; ela tirava o bolo do forno e eu o comia ainda quente, ávido pelo sabor. A massa tinha a textura macia da sua boca, e eu me lembrava disso nas horas enfadonhas do trabalho. Fechava os olhos e sentia seus seios comprimidos sobre meu peito, suas coxas rarefeitas nas minhas mãos.

Eu suspiro. O tempo pesa. Cada vinco no rosto dói; deve ser o frio ou a saudade. Os outros carros vão longe, vejo pelos faróis vermelhos. São pingos de tinta tristes. Ao meu lado, percebo, um unicórnio corre, desafiando todo o ecossistema do senso comum. Ele me acompanha, mas com o olhar sempre fixo no horizonte branco.

Como seu correr é belo e leve! Queria ter vivido no ritmo desimpedido do seu trote. Talvez a juventude que perdia a cada dia que tentava ser um homem sério - talvez ela tivesse a alvura desse bicho. Talvez jogando meu terno no lixo, talvez apagando da memória minhas palavras solenes - talvez assim, nu, exposto, entregue, vulnerável, eu pudesse igualar sua pureza.

Resolvo parar o carro no meio-fio. O unicórnio pára também e imediatamente aponta para o chão. A mesma mão que sentiu minhas rugas, eu a passo sobre o lombo do animal. Num movimento seu, a pulseira gasta do meu relógio arrebenta e ele cai. Vou apanha-la no chão, e sinto a grama molhada como os meus cabelos escorridos quando minha mãe os lavava. Meu coração se encolhe suave no colo das minhas lembranças. Pego o relógio; os ponteiros haviam se soltado.


PS: esta crônica está vampirizando "O cavalo nu" de Leonardo João.

4 comentários:

  1. Eu não sei nem o que escrever.

    Pus a música junto e o casamento história + trilha não poderia ser mais sublime.

    O seu unicórnio elevou a ideia inicial do meu texto muitos níveis acima. Quem tem asas é você!

    Estou tão honrado quanto feliz!

    Com licença, vou ler pela quarta vez agora.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro imaginar temas musicais para os escritos.
    O tema é perfeito para a sua narrativa e,
    de quebra... perfeita também para o cavalo do Leo.
    Bravos!!!

    EM TEMPO - Vale frisar que o cavalo é a crônica, e não o autor.

    ResponderExcluir
  4. Abandonou o blog é?! Escreve mais vai... escreve. Pedido do seu primeiro e maior fâ...!

    ResponderExcluir