quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Olhos

Uma grande transformação aconteceu ao sentar-me num ônibus. O caminho, conhecido; nenhum acidente, nenhum prédio desbando. Também não houve nenhum súbito milagre com minha vista; Santa Luzia não ouviu prece nenhuma, continuo míope e com os óculos embaçados. A vida dentro e fora do ônibus - tudo absolutamente normal.
Mas meu coração mudou. Como minhas capacidades óticas continuam iguais, só pode ter sido meu coração que mudou, pois tudo o que via parecia novo. Ganhei um novo interesse pela cidade, por sua vida. O Rio deixou de ser caos, eu deixei de ser indiferente.
E, ante meus olhos, havia um buteco quase fechando, garrafas como troféus nas prateleiras - um pé sujíssimo, antiquadíssimo, a desafiar a modernidade, ali na calçada. Um velho decrépito estava sentado e o balconista chegou à porta, pitoresco, mãos na cintura, e me olhou. Parecia me desafiar: "Você aí, que nunca notou em mim! Aproveita que acordou para a vida e olha para o outro lado da rua também!"
No outro lado, um entregador andava de bicicleta. Não era um entregador qualquer: era um rapaz que curtia a brisa noturna, depois de trabalhar um dia inteiro ao sol escandalnte. Vi no seu rosto o prazer.
De repente, ele passou por um casal que se beijava num ponto de ônibus. Meus olhos deixam de seguir o rapaz e param nos namorados. O ônibus acelera. O beijo, o abraço, ficam para trás, mas eu não vou com o ônibus, meu coração fica. Dentro de mim, a vida fica. A cidade é mais bela e eu sou menos cega.

2 comentários:

  1. Salve, Sart,
    muito bacana a sua crônica de estréia no, também sugestivo, Dançando um charleston, especialmente porque trabalha com o principal elemento do gênero: a adição da perspicácia à observação do cotidiano. Show!
    Gostaria muito ler seus novos textos, inclusive aqueles que ainda não foram escritos.
    Obrigado por incluir mais arte na rede.
    alaor ignácio

    ResponderExcluir
  2. If the wager you made matches the ball’s final vacation spot, congratulations you're a winner! If not, spin again and see what the tides of 우리카지노 fortune have in retailer for you

    ResponderExcluir